Terno branco de alfaiataria inglesa, camisa de renda branca transparente, óculos de grau redondos, cabelão e barba comprida.
Essa é a moda que John Lennon lançou sem intenção. Era o jeito dele de sair, andar, se vestir, viver.
Para mim, tendência de moda não é lançar um tecido, uma cartela de cores e uma coleção. Tendência é adaptar peças, juntar estilos, e sair na rua e lançar moda... mas nós, meros cidadãos comuns, não conseguiremos fazer isso. No caso de Lennon, sim.
Cada detalhe que significa liberdade fez parte do que ele viveu e deixou para nós como um legado.
Talvez os modernosos que frequentavam Greenwich Village já estivessem fazendo isso, mas Lennon soube aproveitar a fama para lançar tudo o que quis sobre liberdade e justiça, como a música Give Peace a Chance que foi o hino libertário da juventude americana contra a guerra do Vietnã.

A boina fofa de aba foi lançada pela marca The Beatles Products, da gravadora Apple, em veludo cotelê. A marca tem lindos botons com alfinetes de pressão ótimos, em miniaturas das capas de discos deles. O do Let It Be é quadrado, fora do lugar comum.
Cachecóis e echarpes substituindo a gravata, paletó sempre aberto, camisas de tecidos leves e esvoaçantes, estampa floral e babados, a conhecida gargantilha com a cara de boi, e muitas boinas, símbolo da classe trabalhadora de Liverpool.

Não sei, mas existe uma marca de cachecóis ingleses que tem o selo de aprovação da Casa Real Britânica, a Burberry London, dona de tartans (xadrezes) exclusivos conhecidos no mundo todo, que produzem cachecóis, echarpes e lenços de seda pura e cashemere 100% que custam uma nota... será que ele usou?
Como um parêntese, a palavra cotelê, botons e cashemere não existem no dicionário de Português...
A moda é ainda um bebê engatinhando em solo brasileiro. Tudo o que tínhamos ha 2 décadas, vinha de Paris e Nova Iorque. Talvez as palavras dos nomes de tecidos, peças de roupa e acessórios usadas normalmente por qualquer brasileiro, cheguem ao dicionário de Português um dia.
Mas John também lançou a moda "pijama", nas suas manifestações contra a guerra, em sua lua de mel pública na cama com Yoko.
Agora, é só conferir nas fotos as incríveis combinações que John fazia com as peças de roupa:
Casaco de pele (na época em que esses peludos ainda eram permitidos) com camiseta underwear? Sim. Usar o ombro da jaqueta como outdoor para mensagens ideológicas? Sim. Terno com tênis? Sim.
Momento chapéus:
Vejam que gracinha a Linda Eastman grávida ao lado de Paul, super bem vestidos! E Yoko, usando um echarpe estampado na cabeça.
A moda Beatles nunca foi desleixada. Era uma mistureba de peças nunca usadas juntas antes, mas os tecidos, os cortes, os acessórios e o bom gosto predominavam. Foi uma libertação de costumes, uma tendência com o bom humor e a irreverência que só o Rock & Roll pode trazer.
Momento blue jeans:
Florzinha arrancada da rua e colocada na lapela da jaqueta... isso é o mundo John Lennon.
fotos: disponíveis na procura Google. Customização das fotos; Ines Bertolucci.