10/07/2013

Beatles Shoes

SHOES!!!!!!



Os sapatos podem ser a expressão da personalidade da pessoa. São o que liga o corpo à terra, o que protege os pés da chuva e da sujeira do chão, o que faz o papel de equilíbrio do corpo, e a busca de uma identidade.

Você é um aficionado por sapatos? Pois é, quanto maior a compra de sapatos, maior a busca por uma identidade. Mas os Beatles não tinham esse problema, porque eram cheios de identidade e influenciaram gerações com seu estilo próprio.






Começando pelas botas de cano curto, com salto cubano, elástico na lateral (substituindo o zíper, para o conforto do calçamento), bico fino e recortes frontais em couro legítimo: o famoso estilo Winklepicker.




Outros modelos com o cano mais alto e forrados, já com o zíper no fechamento lateral, são uma versão da botinha Beatle, sempre com as costuras e o salto cubano.




O salto cubano é o que temos hoje nas botas estilo country, não muito alto nem tão baixo, com o formato trapézio e arredondado na parte traseira, muito confortável e seguro para o andar. 

Sendo um ícone de homem "bem macho", é o salto de botas e sapatos do Western americano, e dos rodeios e das festas de peão. 





Nada impede as mulheres de adotarem esse salto, que é confortável e bonito, como esse modelo de bota country da marca brasileira Cravo&Canela: em couro legítimo, forrada com tecido macio, salto e solado de madeira, com enfeite em fita, corda e miçangas para dar um toque bem feminino. Posso comprovar a qualidade , pois tenho um par que encara o frio e a chuva, e fica com cara de sempre novo, além de ser muito confortável para andar bastante.


Destaque para essa preciosidade de Paolo Vandini, com biqueira à Inglesa e detalhe bege no cano médio, com acabamento welt na vira. Esse par de botas feito à mão leva o nome de Retro Mod Chelsea Beatles, o estilo vintage perfeito para os adeptos da moda Indie





Falando em grifes e designers internacionais, olhem esse modelo de borracha preta da Dolce & Gabanna:


          E essa de couro da Gucci:






Elas levam o nome de Beatles Boot.





A Nike também valoriza a moda Beatles. Para o espetáculo LOVE do Cirque Du Soleil em cartaz em Las Vegas, com músicas dos Beatles remasterizadas e compiladas com alguns efeitos sonoros, a gigante dos esportes lançou esse modelito de tênis de cano alto aí.



Os incríveis calçados voadores, talvez inspirados no personagem grego Hermes, são animações criativas que apareceram no filme Yellow Submarine.




Olhem, e tirem suas conclusões:






Quem usaria?  Quem ousaria? 



E para finalizar, essa foto rara de muita bagunça na hora de escolher e experimentar:




Talvez os garotos de Liverpoool sejam tão amados por sua alegria.




Texto de Ines Bertolucci - fotos disponíveis na busca do Google



01/07/2013

O estilo McCartney


Mr. McCartney tem o bom e velho estilo Inglês. Velho? Paul fez da tradicional alfaiataria britânica um novo estilo. Vamos ver nessas fotos: suéter de cashemere sobre camisa, calças retas, tudo, até sapato branco.


Paletó sem gola e nada de gravata. Sempre um visual clean, muito chic, com os punhos da camisa à mostra. Terno?
No caso de Mr. McCartney, suit é sweet... 

Olhem cada blazer. Os tecidos, as cores, as golas. Em todas as idades, Paul usou e abusou dos ternos. Mesmo quando os Beatles usavam roupas hippies, ele estava com seu paletó de alfaiataria. Mr. suit, Mr. sweet.



"You can knit a sweater by the fireside, Sunday mornings go for a ride, doing the garden, digging the weeds, who could ask for more?"


Mas o bom gosto, a cultura e a educação são 80% responsáveis pela elegância Rock & Roll de Paul. A cultura britânica de seu pai foi inspiração para o estilo anos 30 de alguns arranjos de músicas Lennon/Mc Cartney, como "When I m sixty-four".



Os suspensórios têm sido o acessório preferido de Paul na sua idade mais madura. Arzinho de gangster? Com os punhos da camisa abertos e virados, é um McCartney style.

Roupa de casamento: bem formal, mas olhem a gravata slim de cetim (ou seda) azul claro tendendo para o lilás: só um Beatle inventa isso para o dia do casamento. Sem falar na pose nada tradicional para a foto. A moda Mr. McCartney é mais atitude do que tecido. As marcas mais bacanas do mundo entre ternos, camisas, gravatas e sapatos estão no guarda roupas nada econômico de Paul. Para os shows, Stella, sua filha estilista, desenha a indumentária. É uma grife rebel/chic super festejada.




E o momento hippie que mais parece hipster. De onde será que esses modernosos do terceiro milênio tiraram a inspiração para andarem por aí com coletes e suéteres de tricô "minha avó que fez", ou barbas imensas, botas sobre calças largadonas estilo lenhador, golas de pele e por aí vai? 


No tempo do The Wings e do primeiro disco solo de Paul, o da capa das cerejas, o amor pelo campo e pela vida junto à natureza trouxe todos esses adereços meio caipiras ao look Mc Cartney. 


Mas um caipira meio escocês, vindo do subúrbio de Liverpool, passando por Londres, Nova Iorque, Paris e o mundo inteiro. Ladies and gentlemen, com vocês, Sir  Paul McCartney!



texto: Ines Bertolucci  

fotos: disponíveis na pesquisa Google - customização das fotos: Ines Bertolucci.