01/05/2013

Sweet George Harrison


George, aparentemente o mais sensível dos 4 garotos de Liverpool e o mais jovem deles, quase sempre de bigodinho e com a franja tapando os olhos, esbanjou estilo com a irreverência de suas calças listradas e suas batas  indianas, e imortalizou seus solos de guitarra   inconfundíveis, como a introdução de "Something", por exemplo.

Mas no começo, aos 17 aninhos ainda na universidade, quando foi apresentado ao líder da banda John, o look dele era o de garoto rebelde: jaqueta de couro preta, T-shirt e topete. Realmente uma graça, não assusta nem um pouco como "bad boy"...

A gola levantada dá o sinal visual de que não é uma simples jaqueta de couro forrada de pele. Esse detalhe diz muito sobre o estilo Rock&Roll usado no final dos anos 50 e início dos 60, que eram roupas de couro preto, botinhas de cano curto com salto à cubana, que é aquele salto das botas country de hoje, e camisetas lisas de manga curta, que anteriormente eram consideradas underwear. 


Isso também é conhecido como o estilo Rockabilly, que diferenciava das gangues de rua a moçada que se ligava em Rock e música de vanguarda norte americana, na Inglaterra dos anos dourados.

Depois de arranjarem um manager, os Beatles começaram a usar camisa social e gravata, para não causarem a impressão de gangue de rua, mas as calças justíssimas, os cabelos agora mais compridos com franjas longas, e as gravatas slim, marca registrada deles, eram um look bem arrojado para a época, o que levou fãs à loucura. 

Marcou ou não marcou época esse visual bem Beatles? E George ficava muito bem nele, sem dispensar as calças de couro negro bem apertadas.


Vamos agora apreciar os vários estilos de cabelo em várias épocas:



Reparem que ele teve um longo quase black, todo encaracolado, e outro bem liso, estilo monge. Os curtos variaram do Rockabilly a "capacete", franjão e o corte em camadas, que ficou muito bonito nele.





Blue jeans, uma constante no guarda roupas de Harrison:
O detalhe do colar étnico de macramé, os botons espalhados pela jaqueta, e a composição de calça e camisa puramente jeans, quase que um uniforme que ficou famoso na foto da travessia da Abbey Road.




Estilo:
Moda hinduísta estampada nos botons e na pashmina (manta parecida com um grande lenço usada pelos indianos)... gola rolê para compôr com terno, toque irreverente que dá a mensagem de que o homem não é tradicional... e o chapéu estilo rabino que só George teve a coragem de usar. 




Primoroso:
Olhem a textura do tecido do casaco militar, a gola, a cor, não é um artigo de brechó, é uma alfaiataria muito boa, como toda a moda Beatles, inovadora e irreverente, mas primorosa.

Nos anos 70, eu, meu irmão e meus amigos comprávamos casacos do exército norte americano em brechós da rua Augusta, a badalada rua da moda em São Paulo nessa época. 

As peças vinham com um diferencial um tanto obscuro: sinais de uso dos soldados que deram baixa na guerra do Vietnã... casacos verdes com forros de lã que abotoavam por dentro e podiam ser retirados, jaquetas da marinha de pura lã grossa azul marinho, com aquela linda gola traseira quadrada com os frisos brancos, e bordados de insígnias nos ombros, com fechamento de zíper lateral. Saudades dessa raridade que me arrependi de não ter guardado até hoje.

Texto de Ines Bertolucci
Fotos: disponíveis na busca Google, e customizadas por Ines Bertolucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aguarde moderação